loto-facil

DICAS, ESTUDOS, PALPITES E MACETES SOBRE A LOTO FÁCIL. & LOTERIAS EM GERAL!!!

Causos do Vovô

Compartilhe

Nobody Home

Causos do Vovô

Mensagem por Nobody Home em Dom Maio 19, 2013 1:05 am

Na minha mocidade (década de 40), escutei dos mais velhos, a história de um conterrâneo, cuja prolixidade, era de espantar; não mencionavam seu nome, porém eu o chamarei de Professor Pardal. Vou procurar reproduzir com falhas de memória, o que contavam: ”Existia em Natal/RN, um professor que se comunicava mais ou menos assim:

- Filho meu, ergue-te do leito, onde repousaste por toda a noite, faz a devida higiene bucal; terminada, arma-te de uma cesta e dirige-te ao Mercado Municipal, lá encontrarás uma Crioula, vendendo um produto de uma massa amarelada côncavo e convexo, que os ignorantes chamam de cuscuz. Apossa-te de duas unidades, faz a devida remuneração e em seguida, retorne ao lar paterno, onde faremos um repasto gastronômico, no nosso café da manhã.!!!

Outra: À época das histórias em lide, para se transportar para a Praia da Ridinha, o cidadão usava a ponte Rodo/Ferroviária de Igapó, ou se dirigia ao Cais do Porto, na Ribeira, pegava uma Canoa ou barca, o transporte. Lá chegando, o nosso Professor, perguntou ao “comandante da Canoa, que fazia a travessia do Rio Potengí”

- Atro, quanto cobras em remuneração ou pecúnia, para me transpor deste Polo àquele Hemisfério?

E o moreno, meio irônico questionou:

- Que fera?

Ao que, o sábio personagem retrucou de imediato:

- Atro, se zombas de mim, por ignorância, perdoar-te-ei, se porventura, zombas da minha alta prosopopéia, dar-te-ei um murro no alto da sinagoga e lançar-te-ei ao solo pátrio, jorrando aquele líquido vermelho e viscoso, que os que ignoram, chamam de sangue.!!!

Vocabulário:

Prosopopeia: Figura de linguagem que dá vida a coisas inanimadas, e voz a pessoas ausentes e a animais.

Sinagoga: Templo israelita.

Prolixo: Aquele que usa palavras em demasia ao falar ou escrever; que não sabe sintetizar o pensamento

Atro: Pessoa da raça negra. (acabei de aprender Very Happy)

Muito legal o Blog, vale a pena a leitura. [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Última edição por Nobody Home em Ter Jun 18, 2013 10:13 pm, editado 3 vez(es)

Nobody Home

Re: Causos do Vovô

Mensagem por Nobody Home em Dom Maio 19, 2013 1:38 am

Olha que legal! Vivendo e aprendendo.

Sinagoga pode ser um termo do regionalismo brasileiro de uso informal significando “cabeça”.

Onde eu moro, se alguém dissesse que daria um tapa na minha sinagoga eu ficaria boiando, pois jamais associaria tal palavra com cabeça. Very Happy

Além disso, por derivação ou por extensão de sentido, há que se entender por prosopopeia um discurso empolado (pomposo) ou veemente. Senão, o texto não faz sentido nenhum.

Nobody Home

Mensagem por Nobody Home em Dom Maio 19, 2013 11:12 am

Tem para todos os gostos. Cada um escolhe o seu. Very Happy
    Fonte: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Nobody Home

Semântica, o significado das palavras.

Mensagem por Nobody Home em Dom Maio 19, 2013 2:35 pm

Certa vez, fiquei com muita raiva de um professor de Português. Então resolvi xingá-lo da forma mais veemente que eu pudesse:

- Seu, seu, seu... seu paladino!!!

Ele ficou muito lisonjeado, sorriu para mim e disse:

- Muito obrigado!!! Não precisa exagerar, faço o melhor que posso. Gostei tanto do seu elogio que vou até aumentar a sua nota.

De lá para cá, toda vez que resolvo utilizar uma palavra pomposa, eu verifico primeiramente o significado dela no dicionário. Very Happy

Nobody Home

Mensagem por Nobody Home em Seg Jun 17, 2013 3:45 pm

Vixe!!! Está ficando divertido. Very Happy

Quanto mais a gente mente, mais a gente se enrola. Very Happy

Já dizia o sábio: A maior vantagem de falar a verdade é que não precisamos lembrar da mentira que contamos ontem.

Se for comparar o dito ontem com o dito hoje, não fica pedra sobre pedra.  Very Happy

Girao

Mitomania...

Mensagem por Girao em Seg Jun 17, 2013 8:32 pm

O vovô sofre de mitomania!

Dizer a verdade é um sofrimento para quem tem mitomania, doença definida como uma forma de desequilíbrio psíquico caracterizado essencialmente por declarações mentirosas, vistas pelos que sofrem do mal como realidade.

Fonte:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Girao

Recordar é viver....

Mensagem por Girao em Sab Out 12, 2013 10:37 pm

Recordar é viver.
    Leia este tópico....
    Vai te render boas gargalhadas!!!Very Happy Very Happy:D
    [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 3:49 am